Janaína Suconic

SP / São Paulo

Professora de Confeitaria a mais de 14 anos, e grande estudiosa da profissão, ama fazer com que os alunos entendam o porquê as reações químicas acontecem dentro da cozinha, para que possam não apenas cozinhar, mas entender à fundo o que estão preparando!

Chef pâtissier com formação universitária em Gastronomia na Universidade Paulista (UNIP), especialização em Gastronomia Funcional pela FAMESP, especialização em Confeitaria Internacional, pelo Instituto Mausi Sebess de Buenos Aires, Argentina. No Le Cordon Bleu em Paris, França, fez o Curso de Cozinha. Em janeiro de 2012 representou brilhantemente o Brasil no primeiro mundial feminino da Rainha confeiteira do mundo, em Rimini, na Itália. Há 08 anos é professora universitária no curso de gastronomia, na Universidade Paulista (UNIP), além de ministrar cursos livres na área de confeitaria por todo Brasil e fora do país. Em 2011 formou-se internacionalmente, pela empresa Wilton, na Cidade do México, tornando-se professora da marca, onde hoje atua também como coordenadora e mentora de todas as professoras que a empresa Scrap Brasil/Wilton no Brasil tem em todo país, ficando responsável também por seminários para formação de professores para a empresa. Procura estar sempre atualizada no que se diz respeito ao mundo da confeitaria, participando de congressos e feiras na área no mundo todo. Tem 04 livros publicados na área de confeitaria, com as Editoras Larousse e La Fonte, com a editora Minuano tem a revista Arte da Confeitaria, que pode ser encontrada bimestralmente nas bancas, participa regularmente de revistas especializadas e de programas de televisão, apresentado seus trabalhos na área da Confeitaria. Desde 01 de janeiro deste ano (2017) colocou no ar seu canal do Youtube, com o quadro Dicas da Jana, onde todos os dias sobe um vídeo diferente, com dicas sobre confeitaria em geral, que ajudam a todos os confeiteiros e confeiteiras, com e sem experiência, pois aborda os assuntos mais variados, somando alunos e seguidores no mundo todo.

“A arte da confeitaria é uma mágica, trabalhando com os ingredientes descobrimos infinitas possibilidades, o que me deixa cada vez mas apaixonada pelo que faço. Amo meu trabalho e acredito que confeitar é arte, por isso trabalho com o que gosto, passando encantamento a todos e fazendo minha arte com as panelas, estecas, formas, cortadores, etc”.